segunda-feira, 31 de março de 2008

O que o Twitter tem de tão especial?

Todo mundo que acompanha de perto esse mundo virtual já deparou-se com diversos serviços da chamada "social media": blogs, orkut, facebook, flickr, etc.

Se existe uma infinidade desses serviços "sociais" (de relacionamento e contato), então o que torna o Twitter diferente e especial?

Para mim, o que torna o Twitter único é o fato de que através dele você entra em contato direto (direto mesmo) com várias pessoas importantes que você nunca imaginaria que estariam tão facilmente acessíveis. Vou lhes dar um exemplo:

- Ano passado eu comprei diversos livros de tecnologia/cultura/business na Amazon, e um deles era o "naked conversations - how blogs are changing the way business talk with customers" (Amazon / Submarino). Esse livro havia sido indicado pelo sistema de recomendação da Amazon, pois muita gente que havia comprado o "Wikinomics" também havia comprado-o; e ele aborda o impacto dos blogs para as empresas, como algumas delas já estavam tomando proveito disso e o potencial que isso teria para as "relações públicas" (RP) do mundo corporativo.

- Algum tempo depois li uma matéria na Wired sobre como a Microsoft estava trabalhando para mudar sua (má) imagem através de blogs e vídeos internos. A matéria explicava como uma equipe especial filmava e publicava online o dia-a-dia de funcionários da empresa, e como isso era uma estratégia maior da Microsoft para ter uma maior transparência com os clientes/mídia/etc. (o "chamada" dessa edição da Wired era justamente "Get Naked and Rule the World").

- Apesar de ter me cadastrado no Twitter no ano passado, só nesse ano é que comecei a usá-lo mais efetivamente, acompanhando os posts de algumas pessoas que falavam de coisas que me interessavam (social media, tecnologia, etc.). À medida que fui adicionando mais gente que também estava nas listas dessas pessoas acabei adicionando também o usuário "scobleizer", e passei a acompanhar suas atualizações, suas dicas de posts/links interessantes e suas discussões com outras pessoas através do Twitter.

O que tudo isso tem em comum? Bem, o cara que eu adicionei no Twitter, com o qual passei a ter contato simplesmente clicando em um botão, era nada mais nada menos do que o Robert Scoble, co-autor do livro "naked conversations" e também um dos principais envolvidos no esforço pró-transparência da Microsoft mencionado no artigo da Wired. Então ali estava eu, um mero mortal, tendo acesso direto às idéias e reflexões de um cara que é referência em uma área que considero interessantíssima.

E não pense que isso pára por aí não, pois pouco depois também encontrei no Twitter o outro co-autor do mesmo livro e também adicionei-o, assim como diversas outras pessoas das quais eu sempre "ouvia falar" e que agora estão facilmente acessíveis. Se bem que, devido a isso, agora precisaria de muito mais horas no meu dia para conseguir ler todos os posts/artigos interessantes que são mencionado lá... rs

E vc, qual é o motivo de sua atração pelo Twitter? :)

Links:

- Naked Conversations
- Matéria da Wired
- Twitter do Robert Scoble
- Meu Twitter

Nenhum comentário: